sábado, 5 de abril de 2014

Lovers & tertius

'Lovers' Parting near Nicosia, Sicily', July 28, 1943. Photograph: Robert Capa © ICP/Magnum Photos, Courtesy: Daniel Blau Munich/London


Procuro o que dizer desta foto.
O autor é Robert Capa, nascido na Hungria, que se afirmou como um dos mais importantes fotógrafos do século 20 participando da agencia Magnum que tinha, no grupo, Henri Cartier-Bresson.
Seu trabalho em fotografia alcança consagração ao tornar-se correspondente de vários conflitos armados a começar pela guerra civil espanhola.  Seguem-se a Guerra Sino-Japonesa, a Segunda Guerra, a Guerra Árabe-Israel e a Primeira Guerra da Indochina. A cobertura da Segunda Guerra ele faz estando presente em Londres, norte da África, Itália, desembarque na Normandia e na liberação de Paris.

Como resultado deste trabalho Capa nos oferece  imagens que estão entre as mais significativas destes conflitos mas também da própria história da fotografia.
Algumas, inclusive , nos surpreendem, como esta, "Lovers", pertencente á série relativa à Segunda Guerra e feita, conforme a legenda , na Sicília.
O contexto e a atmosfera da foto são particularmente evocativos desta condição de guerra mas dentro de uma perspectiva social, humana e, de forma bem caracterizada, romântica.
É infindável o número de conjeturas que nossa imaginação poderia estabelecer a respeito do que conversa o casal.
Tão infindável que a fotografia se torna eterna pois a cada visão e a cada espectador novos diálogos entre os protagonistas se tornam possíveis.
E novos papéis assume também a bicicleta , compondo um tertius de marcante significado, dentro deste drama tão particular e, ao mesmo tempo, tão universal.