quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Ciclista de Campinas

Recebo do "ciclista anônimo" Klaus Bigelli ( Lalo), adepto de MTB e cicloturista eventual, uma mensagem que quero compartilhar com os demais ciclistas, especialmente os que nos acompanham. Klaus criou em Campinas a instalação que se vê na foto e se diz inspirado em Ciclistas Anônimos. Eis o que escreve:
Caro P.R.,
Quando disse que o blog Ciclistas Anônimos me inspirou, é a mais pura verdade, eu o acompanho e foi daí que tive a idéia de fazer algo para inserir a bike no cenário urbano (aliás, se não me engano, peguei esta frase no seu blog ou de alguem que comentou dele..kkk).
Campinas-SP, é uma cidade muito deficiente em ciclovias e ciclofaixas. A princípio estava reservando esta velha bike para fazer uma ghost bike em homenagem-protesto a um ciclista que morreu no transito ano passado. Contudo, ao nossa prefeitura tomar uma iniciativa tão interessante de criar 18 km de ciclofaixa com exclusividade aos ciclistas nos domingos e feriados, revolvi fazer algo mais positivo ; assim, pintei a bike e um capacete velho nas cores da ciclofaixa (vermelha), fiz um pequeno trabalho de jardinagem, e na véspera de sua inauguração a coloquei no trajeto da ciclofaixa, uma avenida muito movimentada, com a idéia de fazer com que os motoristas lembrem da existência da bicicleta e da ciclofaixa no cenário urbano. Fiz questão de pôr um capacete para lembrar aos ciclistas que também é importante que sigam as regras de trânsito.
Para minha felicidade, fêz um enorme sucesso. No domingo, dia da inauguração, vi famílias e grupos organizados de ciclistas tirando fotos e surpresa mesmo foi ver como destaque no maior site local de noticias, no site da emissora da Globo local e elogiada no site da própria prefeitura e da Emdec (empresa que controla o trânsito aqui).
Fiquei tão animado que estou planejando uma escultura homenageando ciclistas que frequentam um distrito rural da região
Acho que é isso.
Abraços, klaus (lalo)

4 comentários:

  1. Caro P.R., acho que precisamos rever o conceito de anônimo..rssss
    Eu que acompanho o blog, fiquei feliz e honrado de participar efetivamente dele. Abraços a todos ciclistas "anônimos". Klaus.

    ResponderExcluir
  2. Klaus, somos anônimos que vão ganhando cara, ganhando identidade e voz...a luta para se alcançar isto parece desigual mas é possível se afirmar que estamos avançando...

    ResponderExcluir
  3. Uma boa idéia. Seria muito interessante e agradável espalhar biciletas recicladas ao longo das estradas e praças. Parabéns ao cilcista e ao blog.

    ResponderExcluir
  4. ... Ana,tem o efeito de chamar a atenção... mas como tudo que ocorre em nossa sociedade consumista também rapidamente se esgota... as estratégias, portanto, devem ser múltiplas, articuladas e constantemente renovadas...

    ResponderExcluir

Talvez não saiba mas pode ser que tenhamos, em outros momentos, pedalado juntos. Pedalado em todos os terrenos que a bicicleta propicia entre eles os da criação e participação. Se chegou até aqui é quase certo que sim.Escreva seu comentário. Ele é parte fundamental deste processo.