quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Bicicleta e Fotografia

Este é o tipo de foto (Fernanda Tomiello) que me faz pensar, não sei se primeiro na Fotografia e depois na Bicicleta, ou se o contrário, ou se nas duas coisas ao mesmo tempo.
Da fotografia poderia dizer, por exemplo, que capta com o oportunismo que deve ser uma virtude do fotógrafo, um momento de especial expressão.
A cor vermelha do quadro, acrescenta um elemento que enriquece, pelo detalhe, o conjunto da foto.
Da bicicleta me ocorre comentar que se mostra naquilo que é a sua essência, a de ser um instrumento de trabalho do homem, uma espécie de ferramenta especial, obtida pela aplicação da tecnologia, e levada, no momento da foto, consigo, pela mão, como uma filha, uma companheira. Esta parceria, esta união, estão muito bem acentuadas quando o ciclista desce da bicicleta para poderem seguir avançando ladeira acima.
A bicicleta apresenta-se deste modo como bem mais que um objeto de consumo, às vezes até mesmo de luxo, ou um artigo que deva satisfazer à vaidade ou traduzir um status social.
Investida de uma dignidade que supera estas manifestações subalternas, sua presença representa, isto sim, algo que está incorporado à nossa cultura em vários níveis de intervenção, desde o transporte, quando se incorpora ao trabalho, passando pelo lazer, até chegar no domínio das artes e dos sentimentos.
Bicicleta e Fotografia caminham assim, pela mão do homem, para nos conceder um espaço de liberdade e conscientização.

3 comentários:

  1. Obrigado Paulo :)
    Belas palavras...
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Paulo!

    Antes, quero te informar que, desde que descobri seu blog, virei leitor assíduo, de ter feed RSS e tudo! Parabéns, cara.

    Agora te convido a participar do Meme, na qual você publica um post com seis coisas a seu respeito e indica para outros seis blogs para fazerem o mesmo.

    Mais info tu podes ver lá no meu blog (http://volumenodez.wordpress.com)

    Abraço,
    zeca.

    ResponderExcluir
  3. É verdade, desconheço quem pedale e não pratique a fotografia entre as paradas ou até mesmo durante o percurso. Abs

    ResponderExcluir

Talvez não saiba mas pode ser que tenhamos, em outros momentos, pedalado juntos. Pedalado em todos os terrenos que a bicicleta propicia entre eles os da criação e participação. Se chegou até aqui é quase certo que sim.Escreva seu comentário. Ele é parte fundamental deste processo.