terça-feira, 28 de abril de 2009

"O Ciclista" de Fernando Weno

Em meio às minhas incursões ciclísticas, encontro Fernando Weno que, entre vários desenhos, detém-se por um momento a representar um ciclista.
Com poucos linhas o artista reproduz com traços sutis a atmosfera a um mesmo tempo poética e evocativa da riqueza do mundo do ciclismo.
Decido denominar seu trabalho, reproduzido ao lado, "O Ciclista".
Poderia intitular também "Ciclista Segurando a Bicicleta" ou " A Pausa do Ciclista". Enfim, já que o artista não deu um título, começo a buscar algum tirado de minhas conclusões.
Atrai-me também a postura aparentemente descontraída do ciclista.Parece aguardar alguma coisa ou então, simplesmente, estar fazendo uma pausa em sua pedalada.
Algo que, por outro lado, só pode ser consequência de minha imaginação, é a impressão que tenho do desenho estar associado a uma cena antiga.
O capacete, diferentemente dos atuais, coloridos, futuristas, parece uma espécie de pequeno elmo ou, melhor, um gorro ornado por uma pena que se inclina para trás!
A bermuda, em minha imaginação repito, lembra-me um culote.
Liberdades que, afinal, a arte nos permite e que a bicicleta, companheira de nossas divagações, nos induz.

5 comentários:

  1. ótimo desenho!
    adorei o texto também :)

    ResponderExcluir
  2. Não confere um refinamento e uma elegância ainda maiores do que normalmente o ciclismo já tem?

    ResponderExcluir
  3. O Weno é sensacional!
    Seus textos, tb!

    ResponderExcluir
  4. R.K. , volte sempre...sempre é animador constatar que os textos que já tem algum tempo encontram um leitor atento e sensível...

    ResponderExcluir

Talvez não saiba mas pode ser que tenhamos, em outros momentos, pedalado juntos. Pedalado em todos os terrenos que a bicicleta propicia entre eles os da criação e participação. Se chegou até aqui é quase certo que sim.Escreva seu comentário. Ele é parte fundamental deste processo.