sábado, 19 de setembro de 2009

"Bike"

Sob o título “Bike”, o fotógrafo norte-americano Aref Nammari se dizendo motivado por meu interesse me dedica a foto acima a respeito da qual escrevi : “ gostaria de entender melhor porque bicicletas são tão atrativas. Terá algo a ver com sua simplicidade, com sua elegância? Bicicletas são sempre tão “magras” como se desenhadas a bico de pena... Neste caso particular há ainda a contribuir com estes elementos um refinado toque de abandono, de mistério...”
Em resposta Aref escreveu: “ Bicicletas são maravilhas de engenharia. Mas não apenas isto pois quem pode esquecer a emoção da infância e o sentimento de realização e liberdade quando finalmente temos o domínio de pedalar? Um dia pedalando do trabalho fui pego por uma tempestade sem relâmpagos, apenas chuva forte. Inicialmente eu fiquei desanimado porque resultei todo encharcado. No entanto, este desânimo rapidamente se dissipou e eu voltei aos tempos quando criança pedalava não me importando muito se estava extremamente quente ou chovendo torrencialmente. Será por isto que quando adultos amamos bicicletas?”

5 comentários:

  1. Marcos Procópio, através da lista "Bike Onelist" faz o seguinte comentário que transcrevo, agradecendo:
    "Bom dia a todos
    Posso responder a esta pergunta com meu ponto de vista
    A bike, exercita nossos musculos nos integrando melhor a natureza de uma forma mais agil que a caminhada, a bike nos faz unir a grupos quando queremos um lazer coletivo, e serve tambem para um esporte dinamico, aerobico que traz prazer ao liberar serotonina em nosso organismo, e podemos
    pratica-lo a nossa vontade seja de forma solitária , turistica, esportiva e seguir nosso movimento sem pressa, apreciando os caminhos, ou de forma rápida , apurando nosso corpo.
    Pensamentos e atitudes positivas sempre."
    Marcos Procópio

    ResponderExcluir
  2. Marcos, muito oportuno teu comentário. As vantagens e virtudes do ciclismo "per se" e relativamente a outras formas de exercício e de transporte são surpreendentes. Lástima que isto seja tão pouco considerado pelas autoridades públicas submissas aos ditames de interesses políticos e economicos.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!
    Chamo-me Carlos , sou do sul de Portugal.Pratico cicloturismo e vejo na bicicleta uma forma de nos exercitarmose e de nos deslocarmos,faz bem para a saúde e pera a mente.
    Eu utilizo a bicicleta como cicloturista , com o intuito de fazer kilometros, ver a paisagem e conhecer gente, não me importando com o tempo.Mesmo sem ser em treinamento , se precisar vou a qualquer parte sem nenhum problema e em certas alturas do ano , quando há muito transito consigo me deslocar com mais facilidade na cidade, sem me preocupar com o aparcamento.
    Gostei do seu blog!
    um abraço e boas pedaladas.
    Carlos.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Carlos Eduardo, fiquei muito contente de receber uma mensagem da nossa querida Portugal.Até hoje me condeno, na única vez que estive em teu país, ter ficado só pela volta de Lisboa sem conhecer outras regiões como o sul. Fiquei também curioso em saber: como chegaste até Ciclistas Anônimos? Imagino que, de certa forma, pedalando pois pude constatar que pedalas muito.Vai um grande abraço e espero que continues nos acompanhando.
    P.R.Baptista

    ResponderExcluir

Talvez não saiba mas pode ser que tenhamos, em outros momentos, pedalado juntos. Pedalado em todos os terrenos que a bicicleta propicia entre eles os da criação e participação. Se chegou até aqui é quase certo que sim.Escreva seu comentário. Ele é parte fundamental deste processo.